Sistema de cota racial na política


Desde a colonização brasileira, os negros têm espaços, culturas  oportunidades diferentes em nosso país. Com esta e muitas outras justificativas, as cotas raciais são aplicadas em vários setores da nossa sociedade, e agora, chegaram à política!

Esta semana, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou uma espécie de "cota racial" para o legislativo. 

A ideia é reservar vagas para deputados negros na Câmara Federal, nas Assembleias Legislativas e também na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O texto ainda precisa ser analisado em uma comissão especial da Câmara e, por isso, ainda não tem data para ser votado em plenário. 

A conta deste percentual (se aprovado e em vigor), vai ser definida de acordo com o número de pessoas que se declararam pretas ou pardas no censo demográfico feito pelo IBGE, o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Assim, nas eleições após isto, cada eleitor terá que votar em dois candidatos: um tirado de uma lista formada apenas por negros e outro candidato de uma lista geral.


O que você acha desta ideia? Comente conosco, vamos ler seu comentário no próximo programa #AquiTemJovem.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário