Um jovem protagoniza a política de Londrina sem quase ninguém perceber


Assisti uma história interessante nos bastidores da política nos últimos anos que gostaria de compartilhar.

Bruno Ubiratan é o presidente do partido que elegeu Marcelo Belinati e derrotou o grupo Kireefista em Londrina. O Advogado de apenas 30 anos foi um personagem no mínimo curioso no processo político inédito de Londrina em 2016, mesmo não sendo candidato e não aparecendo ao público geral. Mas a história tem uma pitada de passado:

Bruno Ubiratan carrega no DNA a influência política de seu pai, o cidadão honorário de Londrina Paulo Ubiratan. Paulo era jornalista e gozava de grande respeito e influência no meio político. O jornalista faleceu em 2010 quando era diretor de jornalismo na Rádio CBN-Londrina. Bruno já transitava na política.
Em 2011, o jovem que era filiado ao PMDB de Londrina e foi presidente da juventude daquele partido, se uniu ao grupo que evadiu do PMDB pra trabalhar na criação de uma nova proposta.
Este grupo, posteriormente, veio criar o PSD de Londrina, e tinha como principal figura Alexandre Kireeff, também dissidente do PMDB, recém saído da segunda presidência da Sociedade Rural do Paraná e com pretensões de candidatura ao Legislativo Federal.
Em 2012 fundaram o PSD, inclusive com solenidade na própria Sociedade Rural onde Kireeff sempre transitou livre e com apoio. Bruno Ubiratan que circulava na assessoria deste período de expectativas de candidatura, no mesmo PSD se lançou candidato a vereador em 2012, fazendo mais de mil e duzentos votos além de fazer campanha e trabalhar no escalão alto da campanha de Alexandre Kireeff.
Porém, mesmo sendo um dos fundadores do partido, parece que Kireeff não “apostou” no jovem que o acompanhava há tempos, ou simplesmente não fidelizou o companheiro de caminhada na sua gestão de prefeito. A fidelidade na política às vezes pode lhe custar caro, mesmo à longo prazo. Não posso dizer aqui que houve algum desejo de vingança. Mas também não dá pra dizer que não há.

Após idas e voltas na caminhada política, vê-se em 2016, Bruno Ubiratan presidente municipal do Partido Progressista, PP, principal rival de Kireeff (tanto que articulou uma “frente” de oposição à Marcelo Belinati).
Muitos da política sabem que presidente de partido sempre tem papel fundamental na articulação política, criação de nomes, na coordenação das chapas e da campanha.
O PP, presidido por Bruno, vence a rivalidade, elege pela primeira vez (e em primeiro turno), o seu primeiro prefeito em Londrina e já tem no mínimo mais de um terço da câmara, fazendo 7 vereadores em 4 partidos de base.

Votos são votos. Em uma eleição somente o eleitor pode mudar tudo e nada é exato. Porém, a vitória política de alguns pode ser muito mais tratada como uma resposta a algumas ingratidões e infidelidades no decorrer da caminhada. É a política!

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

2 comentários: