3 escolas ocupadas no Paraná e os estudantes mantêm movimento


A exemplo dos estudantes do estado de São Paulo, aqui no Paraná há uma semana alunos do ensino médio ocuparam o Colégio Gerardo Braga, em Maringá. A ocupação iniciou com uma caminhada da Praça Raposo Tavares até a escola. 

Hoje foram realizadas mais duas ocupações na cidade, no Colégio Estadual Tancredo Neves e Colégio Estadual Adaile Maria Leite.

O intuito do movimento é reivindicar melhorias na educação pública do Paraná, especificamente com relação à merenda escolar. A merenda dos colégios estaduais na cidade de Maringá, por exemplo, não possue legumes, verduras, e na maior parte do tempo falta carne.

Com a manifestação os alunos pedem mais rigor e a conclusão das investigações na Operação Quadro Negro e a instalação de uma CPI da Merenda. Esta Comissão Parlamentar de Inquérito deve apurar o motivo desta precariedade dos alimentos distribuídos às escolas no Estado.

A Operação Quadro Negro investiga o suposto desvio de quase R$ 20 milhões destinados às obras de escolas estaduais do Paraná entre 2011 e 2014. Os investigados já disseram que os supostos desvios teriam sido destinados à campanhas eleitorais. O processo já tem nove meses e está sem conclusão.



ação de ocupação das escolas estaduais em Maringá tem o apoio da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas que lidera algumas atividades durante o movimento. Na página oficial da UPES no Facebook, pode-se ter fotos e vídeos das atividades.


Para a ocupação das escolas no estado, foi criado o perfil: OcupaPr


As hashtags que estão sendo compartilhadas oficialmente são ‪#‎ocuparEresistir ‪ #‎CadêAmerendaQueTavaAqui ‪#‎BetoRichaExterminadorDoFuturo‬ e ‪#‎TaTranquiloTaOcupado‬.

A equipe do Jornalismo Periférico foi até Maringá para conhecer de perto a primeira ocupação das escolas no Paraná, confira o documento abaixo no Colégio Estadual Gerardo Braga.



Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário