Corpus Christi? Que feriado é esse?


Corpus Christi não é bem um feriado, e sim mais um dia santo comemorado pela igreja católica no mundo todo. A expressão é em latim e significa Corpo de Cristo.

É uma festa para celebrar o que os católicos acreditam ser a presença real de Cristo na Eucaristia (hóstia consagrada) e é uma festa de 'preceito', isto é, todos os católicos praticantes devem comparecer na Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal.
(veja ao final o milgagre de Corpus Christi)

Em cada ano, é comemorado em um dia diferente, mas sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, ou duas quintas após o domingo de Pentecostes. Já Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa.
(entenda ao final o calendário católico)

No dia de Corpus Christi, o Bispo diocesano ou o padre, são responsáveis em providenciar onde for possível e visível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo"Código de Direito Canônico (cân. 944) uma procissão que lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

 Entenda o calendário  

O equinócio de primavera no hemisfério norte é em 21 de março.
O primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre logo após este dia é a Páscoa.
50 Dias depois, celebra-se o Domingo de Pentecostes.
E no domingo seguinte, o da Santíssima Trindade. Na quinta-feira desta semana o dia de Corpus Christi.
O carnaval segue também este calendário, de acordo com essas regras, a Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
 O Milagre 

Um sacerdote católico tinha muitas tentações em não acreditar na presença de Cristo na sagrada hóstia e no sagrado cálice. Para vencer essa tentação, ele fez muitas penitências, e até foi em peregrinação, a pé, até Roma. De nada lhe adiantou.


Um dia, quando rezava Missa, ao consagrar o vinho no cálice, durante a sua Missa, ele viu o Sangue de Cristo borbulhar no cálice, e extravasar e molhar a toalha do altar. A toalha ficou com a marca do sangue de Cristo até hoje. Ela está na Catedral de Orvieto, na Itália.

O Papa Urbano IV (1262-1264) quis ver a toalha ensangüentada, e quando se certificou do milagre, ordenou que se realizasse uma festa com o nome de Corpus Christi. Ele emitiu a Bula Transiturus de mundo, em 11/08/1264, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, seja celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. Nomeou também São Tomás de Aquino encarregado de compor o Ofício da celebração. E em 1290 foi construída a Catedral de Orvieto, chamada de “Lírio das Catedrais”, onde guarda as provas do milagre.



Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário