Um em cada três jovens nunca usa camisinha


Uma pesquisa inédita foi feita no 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) e Comportamentos de Risco entre Jovens, realizado pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os resultados preocupam quanto à proximidade juvenil ao sexo, já que 38,2% das jovens brasileiras entre 14 e 25 anos revelaram que nunca ou quase nunca usam camisinha.

Entre os homens da mesma faixa etária, a proporção ainda é grande, mas diminui para 29,6%. Se levarmos em consideração ambos os sexos, 34% dos jovens não usam o preservativo.

Em plena campanha de vacinação feminina do HPV, não são somente as doenças que preocupam no efeito 'causa-consequência', a pesquisa ainda apontou que 32% das jovens entre 14 e 20 anos já engravidaram; e que 12,4% das meninas tiveram sua gestação interrompida.

Região Sul apresenta os maiores índices de negligência em relação à prevenção 34,8% sendo que o estudo contou com 1.742 entrevistados em 149 municípios de todo o País.

Um dado divulgado na Folha de londrina esta semana, conta que atualmente, no Paraná, segundo Elisete Ribeiro, coordenadora do Programa Estadual de Controle das DSTs, Aids e Hepatites Virais, 54% das pessoas que vivem com HIV têm até 34 anos. Ela afirma que a grande maioria deles contraiu o vírus há cerca de dez anos.

Do jovem pro jovem
Um dos trabalhos desenvolvidos pela Sesa é o Programa Protagonismo Juvenil na Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. No último dia 10, um encontro estadual foi realizado em Curitiba, com a participação de estudantes de instituições de ensino superior, além de professores e profissionais de saúde. A ideia é formar uma rede de protagonistas para divulgar as formas de prevenção.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário