Latinhas são campeãs em reciclagem

Este é o título de uma matéria muito interessante sobre sustentebilidade na Revista Época Negócios.



Em menos de 30 dias, a lata de refrigerantes ou cerveja que você descartou hoje voltará para as suas mãos.

É isso mesmo. O ciclo de reutilização da latinha de alumínio – que vai do descarte, passa pela coleta seletiva, pela fundição até chegar ao fabricante de bebidas que a recoloca no mercado consumidor – não dura mais que um mês no Brasil. A rapidez do processo é um dos sinais da maturidade da reciclagem do alumínio no país.

Apesar de menor que em anos anteriores – quando chegou a 96,5% –, o percentual mantém o país como o maior reciclador do mundo, à frente de nações desenvolvidas como o Japão e Estados Unidos. Outro marco é o volume reciclado. Em 2008, 91,5% de todas as latinhas consumidas pelos brasileiros voltaram para a indústria.

A principal razão para o alumínio ter conquistado uma taxa de reutilização tão alta é o preço. A tonelada da sucata e do metal primário, produzido pelas mineradoras a partir da extração da bauxita, custa praticamente o mesmo valor.


Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário