JUVENTUDE E VIOLÊNCIA: da Violação à Garantia de Direitos


Com o título "JUVENTUDE E VIOLÊNCIA: da Violação à Garantia de Direitos", foi apresentado ontem à tarde, na Câmara de vereadores de Londrina, o relatório parcial da pesquisa que é um projeto multidisciplinar da UEL desenvolvido por professores, estudantes de graduação, pós-graduação e outros colaboradores. 

Um dos materiais mais organizados que temos agora sobre juventude e violência relacionado com o desenvolvimento da cidade, aponta o princípio para ações de políticas públicas mostrando quem é onde estão os adolescentes em conflito com a lei. 
A a análise foi feita à partir de boletins de ocorrência de três anos 2009, 2010 e 2013.

O relatório é extremamente rico em dados de violência sofrida e praticada envolvendo crianças e adolescentes. Nesta pesquisa, é relacionado o jovem com o crime, a violência, a sociedade, com o espaço da cidade e algumas áreas específicas.

Com a coordenação da professora Vera Suguihiro, do Departamento de Serviço Social da UEL, a atividade envolve também os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Geografia, Jornalismo e Relações Públicas, tento uma parceria do curso de Psicologia da PUC.

A proposta, elogiada por todos os vereadores presentes, é que estes dados repassados ao poder público sirvam de base para a criação de soluções concretas de políticas públicas eficientes de combate às atividades ilícitas desde a formação educacional de base e não apenas as de repressão.

O projeto segue em atividade e não deixa de evoluir, a intenção do grupo da Universidade é continuar criando o comparativo com anos mais recentes, que envolvem inclusive o desenvolvimento de novos bairros e regiões da cidade de Londrina.

A única parte frustrante foi ver o quorum da Câmara Municipal interessada em conhecer e debater este assunto tão importante à sociedade. Menos de 50% dos vereadores acompanharam a apresentação.


Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário