Bem vindo Cardeal!


A igreja católica de Londrina ganhou a companhia de uma “celebridade” já no início do ano. Dom Geraldo Majella Agnelo volta a morar em Londrina depois de nove anos em Salvador.

Podemos chamá-lo de celebridade por que além de votar nos dois últimos conclaves (eleição de Papa), de 2005 que elegeu o Cardeal alemão Joseph Ratzinger Papa Bento XVI e no de 2013 que elegeu o Papa Francisco, o bispo, acumula em sua caminhada sacerdotal mais alguns cargos: 

Foi Primaz do Brasil de 1999 a 2011, ou seja, bispo da diocese mais velha do país (Salvador, Bahia) cargo que sucedeu o Cardeal Moreira Neves e deixou para Dom Murilo Kriegger - a diocese de Salvador, além da primeira Diocese do Brasil e uma das mais antigas das Américas. Quando elevada a arquidiocese, foi, durante mais de duzentos anos, a maior arquidiocese do mundo. 

Foi também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2003 até 2007 e vice-presidente do CELAM, Conselho latino-Americano de Bispos. 

Elevado a Cardeal da Santa Igreja no consistório de 2001, com o título presbiteral de São Gregório Magno na Via Magliana Nova, o Filósofo e Doutor em teologia, escolheu morar em Londrina por estar mais perto de sua família, que reside em São Paulo, e pela relação que a cidade tem com seu sacerdócio. 

Dom Geraldo foi responsável pela Arquidiocese de Londrina por nove anos (1982 até 1991), quando além de fundar o veículo oficial da comunidade católica, o Jornal da Comunidade, trabalhou ao lado de Zilda Arns na estruturação da Pastoral da Criança, em Florestópolis. 

Hoje Dom Geraldo Majella Agnello é bispo emérito, o que equivale a uma aposentadoria dos bispos, e com ele, agora três arcebispos passam a residir em Londrina, Dom Orlando Brandes o titular da arquidiocese e o seu sucessor em 1991 e hoje também emérito Dom Albano Cavalin.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário