Sabbi elege nova diretoria.

Foto:Valdemir camargo

No últmo domingo, parte da região Oeste de Londrina participou da eleição de mais uma diretoria de associação de moradores. A Sabbi (Associação de Moradores dos Jardins Bandeirantes, Industrial e Circunvisinhos), em sua sede na Avenida Serra da Graciosa, elegeu para o biênio 2012-14 como presidente Roberto Coelho, que com uma equipe de diretores e apoiadores, venceu com a diferença de 106 votos a diretoria da atual presidente Silvia Brasão.



Apesar do mau tempo e da proporção de uma eleição comunitária, o sentido de participação da comunidade e a consciência política se fez presente no domingo. Organizada pela Federação das Associações de Moradores do Estado do Paraná, FAMEP, a eleição, mesmo em dia chuvoso contou com mil cento e cinquenta e seis votos, surpreendendo até mesmo o presidente da FAMEP, Rocha. Segundo Rocha, "a comunidade está de parabéns, pois o povo tem que fazer parte das eleições colaborando, cobrando e ajudando a Associação".

As duas chapas que disputaram, já tinham experiência na Sabbi. Roberto Coelho que disputou pela vitoriosa Chapa 02, já foi presidente da Sabbi por duas gestões, 2004-06 e 2006-08. Já pela Chapa 01, Silvia Brasão estava confiante na reeleição, já que iniciou em 2008 os trabalhos na Associação ainda quando seu pai, Antônio Brasão, era o presidente e ela apenas auxiliava na diretoria. 

De acordo com Silvia, Em 2010 quando foi eleita presidente, iniciou vários projetos que ainda estão em andamento, por isso a tentativa de ser reeleita. Silvia justificou também, que as melhorias que já estão em andamento como a Unidade de Pronto Atendimento da Região Oeste (UPA), e a capela mortuária, foram busca desta gestão da Sabbi. Porém, Sílvia viu uma dificuldade muito grande desde que assumiu a associação, pois segundo ela, o vereador eleito com maioria de votos no bairro em 2008, não colaborou com a sua gestão."Infelizmente os temos um vereador do bairro que é oposição à Associação de vereadores, e envés de unir as forças trabalha contra. Quem acaba sofrendo com isso são os moradores que elegeram tanto o vereador, quanto o presidente do bairro".

Nisto, Silvia quando lembrou que a Sabbi foi, com 43 anos, a primeira Associação de Londrina e segunda do Paraná, a ter uma presidente mulher, logo cogitou a possibilidade de se candidatar a vereadra em 2012, pois segundo ela, "o bairro nunca teve uma representante mulher na Câmara e existem indicativos favoráveis a isto".

Logo depois da apuração, o presidente eleito Roberto Coelho agradeceu aos que votaram e também aos que não votaram em sua chapa. Roberto, que é assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Londrina, defendeu a proximidade como poder público. "Acredito que com uma boa relação com o poder público e outros órgãos, agente consegue sim fazer alguma coisa" e completou, "tem que ser parceiro...um presidente de bairro sem o poder público não é nada!".  Já Sílvia, depois da derrota, disse que "Não é porque tem vereadores envolvidos com a chapa deles (Chapa 02), que eles vão pensar pelo lado político e não buscar mais trabalhar pela comunidade", e ainda colocou que fará cobranças o tempo todo à nova diretoria. "Você já viu chiclete no asfalto quente? Será a Silvia Brasão 'no pé' do Roberto".

Depois da apuração, uma carreata pelo bairro celebrou a vitória da Chapa 02 com 622 votos, sobre os 516 da Chapa 01. Os novos diretores tomam posse em Janeiro de 2012.

Clima tenso.

Mas não foi somente de amenidades a eleição no domingo. Presentes no momento, o vereador Ivo de Bassi e o Presidente da Associação de Moradores do Jd. Sabará 1 Milani, foram barrados pela Chapa 01 de acompanharem a apuração. Segundo a chapa, uma reunião feita antes do domingo, pré-estabelecia as presenças no momento da contagem dos votos, garantindo somente alguns representantes das chapas, mais a organização e a imprensa no local. Quando questionados pela organização se os presentes citados poderiam acompanhar a contagem, Silvia Brasão foi taxativa no "Não!"

O clima de desconforto se mantinha do lado de fora da sede da Sabbi, quando Milani explicava à nossa reportagem que a Unidade de Pronto Atendimento que está sendo construída no jardim Sabará, apesar de ter sido um forte argumento de campanha de ambas as chapas para a Sabbi, é uma conquista de sua associação. Milani explicou que foi ele próprio, mais um assessor, que entregou ''em mãos'' ao governdador o Paraná, em curitiba, no ano de 2002, o primeiro pedido da construção. "Esse projeto partiu da minha mão, porque nenhum candidato a vereador ou prefeito naquela gestão falava de construir um hostpital na zona Oeste de Londrina. Parabéns à todos, mas proncipalmente ao meu bairro que é o Jardim Sabará."

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

3 comentários:

  1. Nenhum dos TRES, articulou essa UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO, o HOSPITAL DA ZONA OESTE é muito mais antigo do que o ano de 2002, cujo GOVERNADOR era JAIME LERNER. A UPA do GOVERNO FEDERAL e se articulou PRIMEIRO nas Conferências de Saúde.Portanto mente o Sr Milani. Inicialmente era para ser levado para um terreno anexo ao JOCKEY CLUB, portanto nem O ROBERTO, nem SILVIA que na época era ALHEIA A movimentos de SAÚDE e muito menos o MILANI que só entrou na IDA para LOCAL ATUAL ou seja aonde era o CAMPO DE FUTEBOL a REBOQUE do PAULO GUTERREZ que é EX.PRESIDENTE DO BAIRRO pois os outros né Sr DIEGO eram contra o local onde era o CAMPO DE FUTEBOL. Quanto ao resultado do PLEITO ELEITORAL digo quem deve ficar de OLHO é a COMUNIDADE.

    ResponderExcluir
  2. n precisa nem falar q nenhum presidente de bairro consegue tal façanha...sabemos q isso e coisa de peixe grande vamos ser modestos, e pelo menos corrigir. quem sabe minhas empurradinhas, pedidos e ate maozinha ajudou um poukinho...afinal presidente de bairro e so um representante do seu bairro...bjo crianças.

    ResponderExcluir
  3. n acho q devemos falar q nenhum dos tres articulou, afinal eles sao lideres para correr atraz do q necessita no seu bairro, podem n ter esse poder, mas de certa forma contribuiram p tal projeto. pois conheço alguns presidentes de bairro e vejo q fazem oq podem, mesmo n tendo a facilidade. com certeza no meio de tantas assinaturas de autoridades, se um pedido a mais deles n ajudou, atrapalhar n atrapanhou. nosso defeito e esse n trabalhar em equipe.

    ResponderExcluir