Por isso que jornalista apanha!

A repórter Bianca Rosa, circulava pelas ruas de campinas, produzindo uma matéria para a EPTV, afiliada da Rede Globo naquela cidade, quando se depara com um dos homens mais procurados pela imprensa na região.  

Francisco de Lagos, ex-coordenador de Comunicação da prefeitura de Campinas, está sendo investigado pelo Ministério Público (MP) por corrupção, formação de quadrilha e irregularidades na gestão. Segundo a própria repórter em entrevista ao portal Comunique-se, o encontro foi mesmo inesperado: “Estávamos passando de carro pela rua quando o nosso câmera que estava no banco de trás deu uma olhada na rua e comentou: ‘aquele ali não é o Lagos? [...] descemos, o câmera e eu [...] e o seguimos. Ele entrou numa ruazinha, parou na frente de um comércio e começou a conversar com um homem. Tanto é que, quando a gente chegou, ele estava de costas e tomou um susto. Ele ficou sem reação, estático e daí colocou a mão na câmera, para que não o filmássemos”.

Ok até aí tudo bem. Mas, repare no vídeo abaixo (na íntegra), a abordagem feita pela repórter. Um tanto quanto invasiva! Lagos não desejava falar naquele momento.


“Não me filme!... Você não tem o que gravar comigo!” Este pedido do ex-coordenador não foi respeitado, e a imagem não só circulou na internet, como também na TV.
Mesmo com a repórter dizendo que não iria veicular as imagens, elas foram ao ar, confira:


A matéria no portal Comunique-se cita até o caso do Senador Roberto Requião (PMDB-PR) que irritado, tomou o gravador da mão do repórter Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes. Porém neste caso de Campinas, as defesas não são para a repórter.

A matéria abriu comentários no portal, colegas de profissão e estudantes da área avaliaram a jornalista e a reprovaram terminantemente adjetivando-a de amadora, abusada, infeliz, inesperiente, antiética, despreparada e até de paparazzi,  já que filmou (uma pessoa que não é mais um homem público) sem autorização, e veiculou as imagens.

Há até quem peça uma  "mudança grande na ética profissional por boa parte dos profissionais."

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário