Lembra de TIRADENTES ?

Alguns jovens recém passados pelo ensino fundamental, ou os que foram mais aplicados nos estudos, ainda têm fresco na mente a tragetória e os atos de Joaquim José da Silva Xavier. A maioria da população vagamente sabe de sua história e consequentemente da história de nosso país.

Parece brincadeira mas Tiradentes foi assim apelidado por ter mesmo uma breve atuação como dentista. Além disso, o militar precursor da independência no Brasil tinha um grupo formado por representantes da elite mineira (sendo ele o menos favorecido) e com este grupo ele lutava para o sistema de república no Brasil libertando-o de Portugal (este queria individá-lo mais ou menos como ele está hoje, até "as tampas")
Este ato foi denominado Conjuração* Mineira ou Inconfidência**. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o nosso país que seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia), a bandeira Hoje utilizada pelo estado de Minas Gerais.

Mas a inconfidência não teve sucesso, o poder "de cima pra baixo" derrubou os atos e mostrando para o povo que Portugal ainda mandava no Brasil, o governo tratou de executar o líder daquela turma. Assim foi durante 18 horas lida a sentença de morte do já capturado Tiradentes, que seguiu em procissão pelo centro da cidade até a cadeia pública, onde foi enforcado e esquartejado. Sua cabeça foi erguida em praça pública.

Claro, abafado o caso, somente 100 anos depois (em 1889) a República Federativa do Brasil reconheceu nosso líder como Patroni Cívico e Herói Nacional.

*Conjuração: Compromisso solenemente contraído entre vários indivíduos contra um governo constituído ou as instituições vigentes. Conspiração. Trama. Conjura.**Inconfidência: Falta de lealdade ou de fé à confiança depositada; indiscrição. Tribunal da inconfidência, o que julgava os crimes de alta traição.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário